fbpx            

12 dicas para te ajudar a ter sucesso no home office

Cada trabalhador remoto enfrenta desafios únicos, desde distrações que são extraordinariamente difíceis de evitar até responsabilidades cada vez mais complexas em casa que tornam difícil encontrar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. As boas notícias? Os benefícios surpreendentes do trabalho remoto fazem com que o esforço que você faz para superar os obstáculos do trabalho em casa seja mais do que compensador.

Os aspectos específicos do trabalho remoto significam que você terá que fazer algum planejamento com antecedência para trabalhar em casa com êxito. Ao desenvolver alguns bons hábitos e seguir algumas sugestões importantes, você pode superar todos os desafios do trabalho em casa que surgir no seu caminho. Confira essas 12 dicas para ajudá-lo a ter sucesso ao trabalhar remotamente!

Como ser um bom trabalhador remoto

Comunique-se de forma proativa

Quando você não está no mesmo escritório que seu chefe e colegas de equipe, precisa levar suas habilidades de comunicação para o próximo nível . Use e-mail, chamadas telefônicas, chamadas de vídeo, software de bate-papo online e quaisquer outras ferramentas que você tenha à sua disposição. Pergunte quando e como as pessoas querem ouvir de você e siga essas preferências. Esteja preparado para se comunicar demais para garantir que você e os membros de sua equipe estejam colaborando de forma eficaz e que seu gerente conheça suas prioridades.

Esclareça as expectativas

Esclarecer as expectativas começa por ter conversas frequentes e transparentes com seu chefe e colegas de trabalho, certificando-se de saber o que eles esperam que você realize e quando. Continue a gerenciar as expectativas conforme você prossegue com projetos e tarefas, fornecendo atualizações e pedindo esclarecimentos conforme necessário. Quando você cumprir o prazo, peça feedback para ter certeza de que fez o que precisava ser feito. Isso ajudará você a construir confiança e garantir que você e seus colegas de equipe estejam na mesma página.

Defina o horário comercial e cumpra-o

Decida quais serão suas horas normais de trabalho e informe seu chefe e colegas sobre sua programação. Em seguida, faça tudo o que puder para segui-lo. Seus colegas de trabalho precisam saber quando você estará disponível para tarefas e reuniões de trabalho e quando seu horário de trabalho for esgotado. A criação de um cronograma definido também torna mais provável que você não trabalhe muitas horas de forma consistente, o que apoiará seu equilíbrio geral entre trabalho e vida pessoal.

Vestido para o trabalho

Por mais tentador que seja, resista ao impulso de ficar com seu pijama o dia todo e vestir-se para o trabalho todos os dias. Você não só vai querer parecer profissional em videoconferências, mas se vestir de manhã colocará seu cérebro em modo de “trabalho”.

Estruture seus dias

Para trabalhar em casa com sucesso, você precisará planejar e estruturar seus dias para que o horário não fuja de você. Crie listas de tarefas, estabeleça metas e estabeleça uma programação diária, completa com intervalos e horários em que você será capaz de se concentrar no trabalho profundo. Dependendo do seu trabalho específico, você pode até querer dividir o seu dia em períodos dedicados a diferentes tarefas (ou seja, das 9h às 10h, responder a e-mails; das 10h às 12h30, trabalhar no projeto # 1). Quanto mais estrutura você pode construir em seus dias de trabalho remotos, menos provável será desviado.

Crie um espaço de escritório dedicado

Quando você configura um espaço de escritório em casa que é especificamente para o seu trabalho e nada mais, inevitavelmente terá menos distrações. Encontre um cômodo ( ou armário !) Em sua casa que não seja usado para mais nada e transforme-o em sua própria área de trabalho. Obviamente, quando seu escritório está em sua casa, você também tem a liberdade de trocá-lo de vez em quando para criar um novo espaço de trabalho legal que o mantenha interessante.

Use listas de tarefas e ferramentas de gerenciamento de tempo

Sem nenhum gerente pairando sobre seu ombro pedindo atualizações, você pode achar fácil se distrair ou gastar muito tempo em uma tarefa ou projeto específico. Crie e use listas de tarefas diárias, observando o que você espera realizar e quanto tempo deve levar . Procure outras ferramentas de gerenciamento de tempo, conforme necessário, para mantê-lo no caminho certo e garantir que você cumpra seus prazos.

Faça pausas

Sem o ritmo de um escritório ao seu redor, é fácil entrar no ritmo e esquecer de fazer uma pausa para o almoço ou esticar as pernas com uma caminhada rápida. Se necessário, defina um alarme para lembrá-lo de fazer pausas ocasionais . Você descobrirá que isso o ajuda a se concentrar e o mantém atualizado para que possa ser o trabalhador mais eficaz e eficiente possível.

Evite tarefas pessoais

Para ser um bom funcionário remoto, é essencial não permitir que as tarefas domésticas ocupem sua agenda. Claro, jogar roupa para lavar durante o intervalo do trabalho é bom, mas certifique-se de não permitir que tarefas domésticas diversas ditem seu dia de trabalho. Eles não apenas estenderão seu dia para além das horas normais de trabalho, mas as constantes interrupções impedirão sua produtividade e desempenho.

Pratique exercícios regularmente

Quer você vá para uma corrida ou caminhada durante a hora do almoço ou agende uma sessão de ioga online para encerrar seu dia de trabalho, manter uma rotina regular de exercícios o ajudará a combater o estilo de vida sedentário que o trabalho remoto pode levar.

Crie um Sistema de Apoio Forte

Trabalhar remotamente pode levar à solidão e ao isolamento, mas permanecer conectado enquanto trabalha em casa ajuda a manter esses sentimentos sob controle . Até o fim da pandemia, sua única interação durante o dia de trabalho pode ser virtual, mas tudo bem! Pausas para café e almoços virtuais, happy hours interativos e reuniões Zoom pós-trabalho com amigos podem fazer com que você se sinta parte de uma comunidade.

Assim que puder, tente trabalhar ocasionalmente em uma cafeteria ou espaço de co-working local onde outras pessoas costumam trabalhar. Você conhecerá trabalhadores remotos com interesses semelhantes e se sentirá parte de um grupo, embora todos trabalhem para empresas diferentes.

Planeje reuniões pessoais ocasionais com membros da equipe

Embora as ferramentas de comunicação online ajudem você a construir fortes vínculos virtuais, é difícil substituir as conversas cara a cara . Encontrar-se pessoalmente com seus colegas de trabalho e gerente nem sempre será possível (como durante uma pandemia). Mas quando as coisas voltarem ao normal, é útil agendar encontros rápidos com membros da equipe local e participar de qualquer retiro externo que sua empresa ofereça.

Faça uma Visão Geral

Em alguns dias, seus planos não funcionarão e você poderá não conseguir se exercitar ou cumprir sua programação. Isso é compreensível e perfeitamente normal – apenas seja flexível, adapte-se às circunstâncias e continue tentando desenvolver bons hábitos que o capacitem a trabalhar em casa com sucesso. Manter seus objetivos de trabalho remoto em mente o ajudará a ser um bom funcionário remoto, ao mesmo tempo que mantém uma vida equilibrada.