fbpx            

Como pedir aumento ou negociar seu salário

Sua revisão anual pode lhe causar borboletas ou nenhuma preocupação. De qualquer forma, você gostaria de ter um papel mais ativo na determinação do aumento de salário. Pedir aumento de salário é um processo extenso e delicado.

Nós temos as etapas que você pode seguir para mostrar por que você deve receber o aumento que deseja.

Pedindo um Aumento: Preparação

Para ter a melhor chance de obter o salário desejado, reserve um tempo para reunir um argumento convincente que demonstre por que vale o que está pedindo, com fatos que apóiem ​​esses argumentos.

Faça algum Recon

Antes de abordar o assunto de um aumento com seu chefe, certifique-se de conduzir uma avaliação de desempenho honesta e perspicaz sobre si mesmo. É realista esperar um aumento agora? Você realmente se saiu tão bem quanto acha que foi?

Uma maneira de se ajudar a conduzir sua autoavaliação é manter o controle de todas as suas realizações durante o ano, para que possa revisá-las no final do ano (ou quando quiser). Um simples documento pode resolver o problema. Anote quaisquer realizações ou realizações que você deseja lembrar (com uma data!).

Em seguida, a cada poucos meses, analise o documento e descreva o impacto que a realização teve em sua equipe ou na empresa. Como foi positivo? Como isso beneficiou a todos? Um mergulho profundo em seu desempenho o ajudará a explicar melhor por que você merece um aumento.

Mas seu desempenho não é a única coisa que você precisa avaliar. Você também precisa avaliar o desempenho da empresa . Teve um ano excelente? Ou há uma indicação de que a atual situação financeira da empresa não é tão otimista?

Você pode não ter acesso às informações financeiras da empresa, portanto, identifique as maneiras pelas quais você economizou ou ganhou dinheiro para a empresa no último ano. Essa economia continuará? Isso pode ajudar a sustentar um aumento de salário para você? Isso pode ajudar a reforçar o argumento de que você merece um aumento – e que a empresa pode pagá-lo.

Saiba seu valor

Doug Ebertowski, Coach de Carreira da FlexJobs, aconselha: “Certifique-se de ter uma compreensão geral do que é uma faixa salarial típica para empregos semelhantes ao seu, não apenas em um sentido amplo, mas especificamente dentro do seu mercado local .”

Comece pesquisando salários para o cargo e anos de experiência em sua área metropolitana no Glassdoor, PayScale ou Salary.com.

No entanto, Ebertowski também adverte que seu pacote de remuneração total inclui mais do que seu salário. “Outros benefícios, como PTO e seguro, devem ser considerados na equação.” Portanto, por exemplo, se você não precisa pagar pela cobertura do seguro porque sua empresa cobre o valor total, você precisa ter isso em mente ao determinar o valor do aumento de salário que está solicitando.

Pratique seu arremesso

Anote os pontos-chave de sua proposta, observando suas realizações e potencial de crescimento futuro, e fale sobre eles em voz alta. Faça uma discussão experimental com um amigo ou familiar de confiança e peça feedback para melhorar seu argumento de venda. Como sempre, a prática leva à perfeição.

Crie um recurso visual

Reúna todas as suas evidências e crie uma “folha de gabarito”. Esta folha de gabarito não é um simples relato de todas as suas realizações. Sua folha de gabarito ajuda a explicar por que você deve receber o aumento, usando exemplos claros e concretos do que você fez e como isso beneficia a empresa. Use o método STAR para ajudar a identificar e quantificar esses exemplos.

Durante a negociação, você pode consultar a folha de gabarito para ajudá-lo a lembrar os pontos-chave que deseja apresentar. E é algo que você pode deixar com seu chefe após a negociação, para que ele tenha algo a consultar quando considerar sua oferta. Também é algo que eles podem levar ao chefe para ajudar a apoiar os argumentos que defendem seu aumento.

Como negociar um aumento com seu empregador

Você praticou, você planejou, você puxou sua folha de gabarito. Agora é hora de negociar. No entanto, Ebertowski alerta que durante uma negociação, os funcionários devem “ter em mente que essa negociação envolve duas pessoas que têm um interesse mútuo nesta relação de trabalho. Entre vocês dois, encontrar um acordo mutuamente benéfico é realmente o melhor resultado. ”

Dito de outra forma, vencer não é tudo. Seu objetivo é chegar a um acordo com seu empregador e encontrar a melhor solução para vocês dois.

Tempo é tudo

Tente agendar esta reunião cerca de três meses antes de sua revisão anual . É quando a alta gerência decide quem recebe o aumento. Se você apresentar seu caso tarde demais (como durante sua revisão), você pode não conseguir obter esse aumento, não importa o quão convincente seja seu argumento, porque o dinheiro já está comprometido. Argumentar antes que os valores sejam reservados aumenta a probabilidade de você obter o aumento que deseja.

Não se desculpe

É natural sentir-se desconfortável em uma situação de negociação. A maioria das pessoas não gosta do processo e “se sente mal” por pedir qualquer coisa. Portanto, muitas pessoas apimentam suas declarações com “Sinto muito”, “Peço desculpas por isso” ou declarações semelhantes de arrependimento. Quando você se desculpa por pedir, você enfraquece sua posição , tornando menos provável que você obtenha o que deseja.

Seja específico

Uma faixa salarial parece uma aposta segura. Isso mostra que você é flexível, colaborativo e aberto à discussão.

Embora isso possa ser verdade, pode não ser sua melhor estratégia.

Em vez disso, ofereça um número exato . Você ainda pode ter que negociar o número, mas ao oferecer um número e não um intervalo, você pode acabar com um aumento maior. Um estudo descobriu que os indivíduos que usaram um único número (em vez de uma faixa) acabaram com salários iniciais que eram, em média, US $ 5.000 mais altos do que as pessoas que sugeriram uma faixa salarial .

Keep It Professional

Pode haver motivos pessoais pelos quais você está solicitando um aumento. Porém, esses motivos podem não importar para seu empregador. Eles podem, de fato, minar suas negociações e empregos futuros.

Sua vida pessoal não é relevante para a negociação salarial . Atenha-se aos fatos e concentre-se em suas realizações profissionais . Fale sobre o quão valioso você é para a empresa como funcionário e como suas contribuições individuais melhoram a equipe como um todo.

Fique calmo

Não importa o resultado da negociação, não perca a calma. Se você não conseguir o que deseja (ou qualquer coisa, por falar nisso), aja com calma, educação e profissionalismo . Agradeça ao seu chefe por ouvi-lo e deixe por isso mesmo.

Pode haver razões legítimas pelas quais você não pode ter um aumento agora. Tente ver da perspectiva da empresa antes de presumir que está sendo enganado. E, se não houver bons motivos, talvez seja hora de procurar um novo emprego.

Se você não conseguir um aumento

O dinheiro não é tudo (acredite ou não). Se sua empresa não pode oferecer o salário que você deseja, tenha vantagens alternativas com as quais está disposto a trabalhar. Você pode trabalhar remotamente com mais frequência ou permanentemente ? Que tal trabalhar com ofertas flexíveis? Que tal uma semana extra de férias?

Obtenha o aumento que você deseja

Embora você possa não gostar de fazer isso, aprender a negociar um salário ou aumento irá beneficiá-lo no longo prazo. Mesmo que seu empregador não consiga atender às suas necessidades, isso mostra iniciativa e que você deseja dar o próximo passo. A partir disso, seu empregador pode colocá-lo no caminho de uma promoção para possibilitar o aumento de seu salário. Ou dê o aumento que você deseja rapidamente. Você não sabe a menos que se aplique e mostre seu caso com muito tato!