fbpx            

Como trabalhar em casa com Internet lenta

A pandemia do coronavírus significa que milhões de pessoas estão em casa atualmente, usando a Internet para trabalhar, estudar e se divertir. O aumento foi exponencial, aumentando a competição pela banda larga disponível. Se você percebeu que está demorando mais para baixar documentos de trabalho, tarefas escolares, filmes – basicamente, tudo – você não está sozinho.

A infraestrutura da Internet está sendo sobrecarregada como nunca antes . É sempre hora do rush devido ao grande volume de tráfego. A Ookla, uma organização global que testa o desempenho da Internet e a velocidade da banda larga, está monitorando o impacto do COVID-19 na conectividade da Internet em todo o mundo, com resultados preocupantes. Os dados de Ookla mostram uma contínua “degradação nas velocidades mensais da banda larga fixa em nível global”. O declínio começou em março quando a pandemia se enraizou e os dados mostram que a tendência continua.

O acesso lento à Internet é um problema para os trabalhadores remotos que dependem de um acesso estável à Internet para trabalhar de casa com sucesso . É também uma preocupação potencial se você estiver trabalhando em casa com crianças pequenas , que estão frequentando a escola online e precisam de acesso a salas de aula virtuais e atribuições. E é uma preocupação para quem quer se divertir durante o isolamento com filmes, videogames e outros entretenimentos online.

Se você está tendo problemas com o acesso lento à Internet, o que torna mais difícil trabalhar em casa, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar. Algumas das dicas abaixo são técnicas, mas outras nem tanto.

Aumente o seu sinal

Ajustar a configuração do seu wi-fi pode fazer uma grande diferença. Você terá que entrar no modo técnico um pouco, mas o esforço vale a pena. Para otimizar sua rede wi-fi doméstica , comece movendo seu roteador para uma parte central de sua casa e tente colocá-lo em uma mesa ou prateleira.

Se isso não ajudar, tente reiniciar o roteador e otimizar as configurações do roteador. Para problemas persistentes de acesso à Internet, considere opções como adicionar um repetidor wi-fi ou um extensor wi – fi para amplificar o sinal wi-fi existente. Fechar todas as guias abertas estranhas ou não utilizadas no navegador do seu computador também pode ser útil.

Teste a velocidade da sua Internet

Um teste de velocidade da Internet pode ajudá-lo a descobrir a configuração do terreno com todos os dispositivos em sua casa. Seu provedor de serviços de Internet (ISP) pode oferecer opções de teste de velocidade e você também pode usar serviços oferecidos pela Ookla , Google e outras plataformas de diagnóstico. Se os resultados mostrarem que a velocidade da Internet está lenta, comece examinando se você está “saturando” a conexão com a Internet .

A saturação pode acontecer em sua rede doméstica e fora de sua rede doméstica . Quando muitas pessoas tentam se conectar à Internet ao mesmo tempo (digamos, todo mundo quer transmitir um filme diferente em um dispositivo diferente), você pode sobrecarregar sua largura de banda, fazendo com que a conexão de todos fique mais lenta. Se for esse o caso, você desejará limitar o número de dispositivos na rede ao mesmo tempo e limitar o que as pessoas podem fazer (apenas duas pessoas podem transmitir filmes por vez, por exemplo).

No entanto, a saturação também pode ser um problema para o seu ISP. Se você estiver em um plano de nível inferior e muitos clientes estiverem tentando acessar a Internet ao mesmo tempo, há uma boa chance de que sua conexão seja limitada, tornando tudo mais lento. Considere atualizar seu plano se seu orçamento permitir.

Outras possíveis correções sob seu controle para ajudar com Internet lenta podem ser mais técnicas, como verificar divisores de cabo ou mudar para um Sistema de Nome de Domínio (DNS) diferente. A verificação de rotina em busca de malware, vírus e atualizações do sistema é sempre uma boa ideia.

Estabeleça uma rotina doméstica

Quanto mais usuários da Internet você tiver em casa o dia todo, mais útil será estabelecer uma rotina de uso da Internet que todos possam seguir. Estabeleça um plano mestre que possa ser acessado por todos na casa e que estabeleça o dia seguinte para todos.

Uma rotina definida pode manter todos na mesma página e oferecer um ritmo previsível para o dia. Mesmo quando não há uma crise como a pandemia de coronavírus, é uma boa ideia desenvolver uma rotina para o trabalho doméstico . Para diminuir os gargalos de uso que podem tornar sua Internet mais lenta, amplie a ideia de configurar uma rotina de trabalho remoto para você mesmo para incluir toda a sua casa. Certifique-se de incluir intervalos de descanso integrados para você e especialmente para as crianças.

Mudar o horário de trabalho e escalonar o uso

Antes da pandemia, a chamada “ hora do rush da internet ” era entre 19h e 23h, quando as pessoas normalmente transmitiam filmes e vídeos, jogavam, navegavam nas redes sociais e na web. Mas, como muitos hábitos, o COVID-19 distorceu esses dados e o tráfego da Internet provavelmente ficará intenso ao longo do dia.

Usando a rotina de quarentena estabelecida em sua casa como base, você pode escolher começar o dia um pouco mais cedo do que antes da pandemia ou programar algum trabalho à noite, se funcionar. Pode ser contraproducente trabalhar em horários extremamente estranhos – durante a noite, por exemplo – a menos que isso se adapte ao seu estilo de vida e às demandas do trabalho.

Definir limites da escola

A American Academy of Pediatrics (AAP) publicou diretrizes para encontrar maneiras de manter as crianças ocupadas durante o COVID-19 . É útil ter um início e um fim definidos para o dia escolar, incluindo a hora do almoço e qualquer jogo ou recreio. Isso pode ser particularmente útil para pais que também trabalham remotamente, tentando conciliar o trabalho com as tarefas de educação em casa.

Os especialistas em pediatria da AAP observam que, entre o e-learning e o entretenimento online, as crianças provavelmente estarão em seus computadores e outros dispositivos mais do que nunca . É por isso que pode ser ainda mais importante para os pais que trabalham fora incluir o tempo offline na programação doméstica. Caminhadas em família e brincadeiras ao ar livre (com distanciamento físico apropriado) podem afastar as crianças de seus computadores e ajudar os trabalhadores remotos a gerenciar o uso geral da Internet em toda a casa.

Definir limites para entretenimento

As atividades online para evitar o tédio podem aumentar o uso doméstico da Internet e diminuir a velocidade para todos. Em particular, o streaming de vídeos e filmes consome uma grande quantidade de uso. Se vários usuários estiverem transmitindo simultaneamente, o resultado pode ser uma lentidão extrema ou até mesmo uma falha do sistema.

O compartilhamento de tela ajuda. Incentive as crianças a jogarem juntas, em vez de individualmente, e organize eventos familiares ou domésticos, como noites de cinema, para desencorajar a transmissão de vídeos durante o dia. Além disso, planeje um dia “normal” que exige que ocorra uma “hora de brincar” após o término do dia de trabalho, incluindo os trabalhos escolares.

Ficar conectado

Trabalhar em casa com internet lenta pode diminuir sua produtividade.

Verifique recursos como as dicas de rede doméstica da Federal Communications Commission voltadas especificamente para pessoas que estão em casa devido ao COVID-19.